Claves Musicais de Sol e Fá

Notação padrão


A notação musical padrão é escrita sobre uma pauta de cinco linhas. Por isso também é chamada de pentagrama. O conjunto da pauta e dos demais símbolos musicais, representando uma peça musical, é chamado de partitura, seguem alguns dos elementos que podemos encontrar numa partitura.



Clave - clave de Sol, clave de Fá, clave de DóPropõe toda a representação musical a uma que mais seja adequada ao instrumento que a irá reproduzir. Por exemplo, as vozes graves usam geralmente a clave de Fá, enquanto que as mais agudas usam a clave de Sol. Costuma-se dizer que a clave de Fá começa onde termina a clave de Sol. De um modo geral, é a clave que define qual a nota que ocupará cada linha ou espaço na pauta.

Claves Musicais

Nome das Notas Nas Claves de Sol e Fá





Obs.: Cada nota nas linhas ou no espaço da pauta indica a altura da nota, ou seja, se a nota é grave ou aguda. Quanto mais baixo se escrever as notas (linhas e espaços da parte inferior), mais grave será a nota, e quanto mais alto se escrever as notas (linhas e espaços da parte superior), mais agudo será o som da nota.

Como mostrado na figura anterior, a pauta tem cinco linhas e quatro espaços. Além delas, existem as linhas suplementares que são usadas como complemento para escrever as notas na pauta:


Ao escrever (ou ler) uma música, para evitar usar tantas linhas suplementares, coloca-se um símbolo de oitava (8ª) acima ou abaixo da pauta. Ou mesmo utilizando “claves” diferentes.

Parece difícil à primeira vista. Sim, até é difícil, mas persevere nos estudos e, em caso de qualquer dúvida, volte ao assunto e estude de novo!.
Leia mais sobre o artigo em Como Ler Partituras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post o que você achou! Sugestões são bem vindas para melhoria do Blog!