Captadores no ContraBaixo Elétrico

Os captadores do contrabaixo pode ser dividida em duas categorias: captadores passivos e captadores ativos. A diferença entre captadores passivos e captadores ativos é que os ativos são movidos a bateria enquanto captadores passivos não são movidos a bateria. Cada tipo tem seu próprio som e vantagens / desvantagens.

Tipos de Captadores no Contrabaixo Elétrico

Captadores Passivos


Os primeiros captadores usado em baixo eram passivos. Quando você ouvir as gravações clássicas como Motown hits com James Jamerson, The Beatles, e Cream, você está ouvindo captadores passivos. Captadores passivos tendem a ter um tom morno, cheio, redondo, dinâmico. O tom incisivo é o seu recurso.

Captadores passivos não lhe dão muito controle sobre seu tom. Baixos tem controles de graves e agudos bem como o seu sistema de som. Em captadores passivos só pode desligar (cortar) estas freqüências de graves e agudos. Isso significa que você só pode tirar agudos ou graves, pelo tom das picapes. Isso não é necessariamente ruim. Você apenas tem menos opções para moldar o tom de captadores passivos.

Captadores passivos usam ímãs maiores e pode pegar mais ruídos e interferências do que captadores ativos.

Captadores Ativos


Captadores ativos usam um pré-amplificador. O pré-amplificador é alimentado por uma bateria de 9 volts (ou às vezes duas - um sistema de 18 volts). O pré-amplificador permite que você use tanto  frequências de corte e de impulso. Isso lhe dá mais controle sobre o tom que sai do seu baixo. Quanto controle você tem vai depender dos recursos do pré-amplificador. Alguns pré-amplificadores simplesmente tem um controle de graves e agudos, enquanto outros têm controles de médio-alcance e outros extras.

Se a bateria morre, muitos sistemas de captação ativa vai parar de trabalhar. Você precisa se lembrar de levar peças de reposição e colocar em baterias novas antes que fazer shows importantes. Dependendo do baixo e quanto você toca, as baterias podem durar de 6 semanas a um ano. Lembre-se sempre de desligar baixos ativos quando não estiver em uso para evitar a drenagem da bateria.

Captadores ativos têm uma saída mais forte (mais alto) do que captadores passivos. Existe uma menor perda de sinal. Captadores ativos tendem a ter sonoridade brilhante, clara e ágil.
Captadores ativos usam ímãs e captador com menos ruído externo e interferências menores. Mas, alguns pré-amplificadores podem ser ruidosos, especialmente quando você aumentar os agudos. Você pode ouvir um monte de chiado.

É difícil generalizar as diferenças sonoras entre captadores ativos e passivos. Um bom captador ativo pode parecer mais forte do que um captador passivo fraco. Você vai precisar ouvir e experimentar a diferença e testar muitos baixos e sistemas de captadores.

Se você está comprando o seu primeiro baixo, você provavelmente vai escolher entre captadores passivos ou ativos. Em baixos mais baratos, a qualidade dos produtos eletrônicos geralmente não é tão grande assim. Mas, você pode facilmente substituí-los com um bom luthier, se quiser ficar com o baixo.

Veja também o artigo conceitos musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post o que você achou! Sugestões são bem vindas para melhoria do Blog!