O que é Slap
Consiste em bater (martelar) nas cordas com o dedo polegar, para dar a intenção de explosão e puxar as cordas com o dedo indicador, para a intenção de estalo. Essa é a única técnica característica do contrabaixo, ou seja, é a única que foi criada especificamente para ser executada no contrabaixo elétrico. Ela se caracteriza por dar uma intenção percurssiva na execução do instrumento e émuito usada em estilos como funk e derivados.
Para
aprofundarmos mais sobre esse tema vamos introduzir um assunto aqui que
será mais explicado no próximo capitulo: As funções do contra-baixo na
música. A primeira delas é a função básica de condução, ou seja, de dar
força e peso harmônico e fundamento rítmico; A segunda é a função de
instrumento improvisador e executor de melodias (temas); Por fim surge a
função de instrumento solo, ou seja, que executa temas (musicas)
compostos exclusivamente para o contrabaixo ou que exijam uma atuação
predominante e marcante do instrumento.
Bom vamos falar de uma técnica bastante usada no contra-baixo e que muitos usuários gostariam de saber: o SLAP.
T : Thumb (polegar)
Seguindo a linha das idéias passadas anteriormente será dado mais exemplos só que numa divisão de tempo mais difícil de executar que são as sextinas (pela velocidade e porque realmente soam diferente nestes casos).
No exemplo 1 em mi menor apenas desce as notas dos "bordões" alternando com cordas soltas, já no exemplo 2 faço o mesmo só que subindo notas dos acordes Em , D e C7M sempre alternando com cordas soltas.
No exemplo 3 foi trasncrito um trecho da música SLAPJACK de meu disco EXPRESS que exemplifica muito bem esse tipo de aplicação pensando nesse caso no acorde E7 e ao invés de alternando com corda solta, usando o ligado da sexta para sétima e da terça menor para terça maior (intenção blues) em pop.
Técnica do Slap
Bom vamos falar de uma técnica bastante usada no contra-baixo e que muitos usuários gostariam de saber: o SLAP.
``Muitos
baixistas associam o slap, suas técnicas e aplicações apenas com ritmos
"swingados" (como o funk,etc...) não aproveitando-o para bases mais
simples e "retas" de rock. Adiante será dado três exemplos em cima de
uma base com os acordes: Am/G (beats 1 e 3 do primeiro compasso) e Dm7/C
(beats 1 e 3 do segundo compasso). No primeiro são usados intervalos de
oitavas e quintas, no segundo, terças e no terceiro ambos com algumas
notas abafadas em cima do "thumb".
Tentem usar essas idéias com outras bases atentando sempre ao tom e ao tempo delas.
T : Thumb (polegar)
Tentem usar essas idéias com outras bases atentando sempre ao tom e ao tempo delas.
T : Thumb (polegar)
P : Pop (puxada com o indicador ou médio)
X : nota abafada (apenas encostando a mão esquerda no braço)
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Já
nesses exemplos vão algumas dicas de uma aplicação que uso muito que é a
mistura de notas ligadas com cordas soltas demonstradas abaixo em três
diferentes exemplos todos no tom de MI menor
No
exemplo 1 foi usado o ligado da corda solta para certas notas tocando
em seguida as mesmas em thumb e depois alternando com suas oitavas ,
experimentem com outros intervalos.
No
exemplo 2 foi ligado cordas soltas com notas da escala pentatônica de
mi alternando sempre com a corda solta sol., tentem com outras escalas
ou em outros tons.
No
exemplo 3 foi pensado no "bordão" ou "power chord" que são os acordes
básicos sem terças em vários lugares alternando cada nota com sua
respectiva corda solta, usem outros desenhos de acordes e procurem
deixar soar o som de cada nota para dar uma maior consistência na soma
delas.
T : Thumb (polegar)
P : Pop (puxada com o indicador ou médio)
X : nota abafada (apenas encostando a mão esquerda no braço)
Seguindo a linha das idéias passadas anteriormente será dado mais exemplos só que numa divisão de tempo mais difícil de executar que são as sextinas (pela velocidade e porque realmente soam diferente nestes casos).
No exemplo 1 em mi menor apenas desce as notas dos "bordões" alternando com cordas soltas, já no exemplo 2 faço o mesmo só que subindo notas dos acordes Em , D e C7M sempre alternando com cordas soltas.
No exemplo 3 foi trasncrito um trecho da música SLAPJACK de meu disco EXPRESS que exemplifica muito bem esse tipo de aplicação pensando nesse caso no acorde E7 e ao invés de alternando com corda solta, usando o ligado da sexta para sétima e da terça menor para terça maior (intenção blues) em pop.
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