Como Saber Quando um Baixo é Uma Boa Compra - Parte II
Continuando o assunto, vamos falar sobre como verificar, no instante da compra de um contra baixo, se há possíveis deformidades no braço e qual o nível de conforto que o instrumento apresenta.

As cordas podem estar altas porque o braço está meio côncavo (FOTO 1) ou precisando de ajuste no tensor (FOTO 2). A forma de se tirar esta dúvida é, com o instrumento nas mãos, olhar o braço lateralmente contra a luz (FOTO 3) para verificar a curvatura. Se for pouco acentuada, o tensor pode corrigir o problema, deixando o instrumento bom para o uso. Mas, caso esteja muito grande, o braço provavelmente está empenado.
Outro fator determinante para cordas altas e trastejamento é um braço torcido — ou seja, quando a concavidade verificada é diferente de uma lateral para outra. Se a discrepância entre estas curvaturas for grande (por exemplo, com um lado côncavo e outro, convexo), esse instrumento não deve ser comprado. Na verdade, este defeito tem solução, mas o custo do conserto é muito alto. Só vale a pena tentar solucionar o problema quando já se possui o equipa mento e a intenção é de mantê-lo.

Outra hipótese é de o instrumento estar com ação baixa (ou alta) de cordas e trastejando da primeira à quinta casa. Deve-se verificar, mais uma vez, por meio do processo de visualização das laterais se o braço não está convexo (FOTO 5). Se a curvatura for pouca, o problema até pode ser corrigido com uma regulagem adequada no tensor.

Uma boa parte dos instrumentos (principalmente, os de headstock inclinado) possui a madeira do braço emendada um pouco abaixo do headstock (FOTO 7). Verifique se esta emenda não está soltando: caso isto esteja acontecendo, é possível notar alguma espécie de relevo passando-se a mão. Se estiver e o instrumento for novo, peça para ver outro. Se for usado e a compra valer a pena, peça um desconto, pois você deve gastar em torno de R$ 80,00 dependendo do luthier, para colar e envernizar o braço novamente - o serviço fica perfeito!.
Confira outro artigo sobre como comprar contra baixo, e qual contrabaixo comprar para iniciante
Cara, o blog tah de mto legal.
ResponderExcluira internet tem mta porcariada, é bom um lugar com informação selecionada, parabens aew !
Valeu cara, muito bom tópico.
ResponderExcluirgostei de todas as informações obtidas, e queria aproveitar para fazer uma pergunta, vc sabe algo sobre as marcações de leds para contra baixo...
ResponderExcluir