Tocar Baixo Com 3 Dedos

Tocar com 3 dedos (Three Fingers Techique)





Manter o terceiro dedo (anelar) sempre urna corda acima do segundo (médio). As vantagens sao que os arpejos ascendentes e toda a abordagem com intervalos grandes ficam mais ágeis e se torna possível utilizar a mão direita para o controle da duração das notas. 

Origem

A maioria dos baixistas elétricos, usa apenas dois dedos da mão direita para o pizzicato. Gary Willis desenvolveu urna técnica interessante, que usa três dedos.


Como Tocar?



WiIlis trabalha com duas posições de mão intercambiáveis. A posição aberta é útil para oitavas, sextas e quaisquer intervalos que demandem saltos entre cordas não próximas (como da quarta para a primeira, por exemplo). A posição fechada serve para intervalos dlatônicos. Para rnelhorar a precisão neste tipo de técnica, é uma boa idéia adaptar uma “rampa” (figura C) ao baixo, que serve como apoio para os dedos. Deve-se fazer com que os dedos nunca percam contato com as cordas ou com a rampa”, estando sempre prontos para tocar. 

Quando executar cada nota, deve-se acabar com sua duração apoiando qualquer um dos três dedos na corda que vibra. Desta forma, ao invés de terminar com a duração das notas levantando-se os dedos da mão esquerda, utilizamos a mão direita para tal tarefa. O som se torna mais limpo e a mão esquerda tem maior liberdade para mudar de posição. 

O exercício 1 é um bom exemplo de utilização da posição aberta. Ele deve ser praticado lentamente, acelerando-o conforme seja possível. Após cada nota, o próximo dedo da mão esquerda deve ser apoiado na corda para acabar com sua vibração, ficando pronto para a execução da próxima nota. O exercício 2 mostra a aplicação da posição fechada em uma simples escala maior. A mesma idéia de encerrar a duração de nota apoiando o próximo dedo da mão direita deve ser novamente aplicada. Os exercícios 3 e 4 combinam as duas posições. Observação: no exercício 3 há duas notas de digitação variável, entre parênteses, podendo ser utilizado tanto o dedo 1 quanto 02. Segue os oito primeiros compassos do groove da música “Face First”, do álbum de mesmo título do Tribal Tech. 

DICA : Pizzicato Alternativo Clique aqui



Three Fingers Techique.jpg

Técnica de Pizzicato de 3 dedos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post o que você achou! Sugestões são bem vindas para melhoria do Blog!