Notas Musicais No Estudo do Contra baixo
Obviamente você conhece a escala musical convencional, certo ? Bom, por via das dúvidas aí vai:Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
É
usual que se repita a primeira nota da escala, neste caso o Dó, de tal
sorte que do ponto de vista prático temos uma escala com 8 notas, sendo a
oitava uma repetição da primeira. Você deve também saber que cada uma
das notas musicais é usualmente representada por uma única letra. Aliás,
esta é a notação que iremos usar durante a maior parte do tempo. Neste
caso a escala musical comum pode apresentar-se da seguinte forma:
C D E F G A B C
Esta escala de 8 notas musicais é conhecida por escala diatônica.
Em resumo:
C = Dó
D = Ré
E = Mi
F = Fá
G = Sol
A = Lá
B = Si
Passemos
à prática. Observe o braço do baixo. Se você prender a 3ª corda no 3º
traste terá um C (convém lembrar que a primeira corda é a mais fininha, e
a 4ª a mais grossa). A seqüência da escala musical você obterá se
seguir o esquema a seguir:
Observe
a distância (comumente denominada de intervalo) que separa cada uma das
notas no braço do instrumento. Cada 2 trastes equivalem a 1 tom.
Portanto, o intervalo entre C e D é de 1 tom, o mesmo ocorrendo entre D e
E. Porém, entre E e F este intervalo é de apenas 1/2 tom, ou seja, de
apenas 1 traste. Isto se repete entre a 7ª. e a 8ª. nota da escala, ou
seja, entre B e C. Uma das perguntas lógicas que pode se seguir a esta
explicação é a seguinte: se existem apenas 7 notas musicais (dó, ré, mi,
fá, sol, lá e si), que notas então são estas que ficam entre o C e o D,
entre o D e o E e assim por diante ? Estas notas equivalem a 1/2 tom
(apenas 1 traste) e, cada uma delas recebe o nome da nota que a antecede
mais o sufixo sustenido (#) ou, o da nota que vem a seguir mais o
sufixo bemol (b). Apenas para ilustrar vale dizer que num piano estas
mesmas notas são tocadas nas teclas pretas, enquanto a escala
convecional se obtém nas teclas brancas.
Parece complicado mas não
é. A nota entre o C e o D (a do segundo traste) é então um C# ou Db, a
do quarto traste um D# ou Eb. As notas seguintes são: F# ou Gb, G# ou Ab
e A# ou Bb. Observe que, não há notas entre o E e o F, não existindo,
portanto, o E# ou Fb. O mesmo ocorrendo entre o B e o C, ou seja, não
existe B# ou Cb. Assim, do ponto de vista prático, existem na verdade 12
notas musicais, que são:
C C#(ou Db) D D#(ou Eb) E F F#(ou Gb) G G#(ou Ab) A A#(ou Bb) B
Esta
escala completa com 12 notas musicais é conhecida como escala
cromática. Baseados nisto e, conhecendo a nota que corresponde a cada
uma das cordas soltas de uma guitarra com afinação tradicional, é
possível deduzir a posição de cada uma das notas ao longo de toda a
extensão do braço. Veja o esquema abaixo:
A
partir do 12º. traste o padrão de notas repete-se integralmente.
Observe que neste traste as notas são exatamente as mesmas obtidas com
as cordas soltas.
Decorar todas estas seqüências é um bocado
chato (para não dizer outra coisa). Entretanto, isto é fundamental para a
compreensão dos princípios de formação de acordes, bem como para o
desenvolvimento de solos e improvisações. Não precisa, porém, tentar
decorar tudo de uma vez só. Isto virá de forma mais ou menos natural, na
medida em que o estudo do instrumento for avançando. Por outro lado,
uma olhadinha periódica neste esquema não vai fazer mal nenhum.
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