Notas Musicais Para Iniciantes

Os países anglófonos mantiveram a utilização de letras para a nomenclatura das alturas musicais. As letras A, B, C, D, E, F e G são utilizadas para as alturas musicais Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá e Sol, respectivamente. Os países de língua inglesa utilizam os sinais # (em inglês: sharp, “sustenido”) e (em inglês: flat, “bemol”) para representar as alterações cromáticas dessas notas.


Já os países de línguas germânicas utilizam, além das sete letras universais, a letra H, exclusivamente para a nota Si natural, sendo a letra B utilizada para representar o Si bemol. 
Bem, agora você sabe por que chamamos as notas de “Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si”.

Mas, e o que são notas? 


Nota musical é o termo usado para designar o elemento mínimo de um som, formado por um único modo de vibração do ar. Sendo assim, cada nota corresponde uma duração e está associada uma frequência, cuja unidade mais utilizada é o hertz (Hz), que descreverá em termos da física se a nota é mais grave ou mais aguda.

As notas podem se combinar, sendo tocadas ao mesmo tempo (definindo a harmonia), ou em sequência (definindo a melodia); e se esses fatores, juntos a alguns outros, forem combinados dentro de um determinado padrão lógico pelo intelecto humano, na forma de arte, dá-se a essa sequência o nome de música.

Notação musical é o nome dado a qualquer sistema de escrita utilizado para representar graficamente uma peça musical, permitindo a um intérprete que a execute da maneira desejada pelo compositor ou arranjador. O sistema de notação mais utilizado atualmente é o sistema gráfico ocidental, que utiliza símbolos grafados sobre uma pauta de cinco linhas, também chamada de pentagrama. Diversos outros sistemas de notação existem e muitos deles também são usados na música moderna.

O elemento básico de qualquer sistema de notação musical é a nota, que representa um único som e suas características básicas: duração e altura.

Leia mais sobre notas musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post o que você achou! Sugestões são bem vindas para melhoria do Blog!