Cuidados ao Ler Tablaturas

Cuidados ao Ler Tablaturas


Para tocar uma música não adianta somente pegar a tablatura e sair tocando, você tem que saber de teoria musical, só se nasceu com dom de já sair tocando sem saber a parte teórica,  saber qual o tipo de afinação para aquela canção, se o padrão da música está em colcheia, semicolcheia, etc, o estilo da música, porque um samba vai ser diferente para tocar no contrabaixo em relação ao rock!, Vai ter que ter noção de tempo, ritmo, melodia, etc..., sem falar de agilidade, movimentação que depende de exercícios diários para se conseguir!.    

Veja exemplo de tablaturas e a Diferença Entre Elas


Afinação Padrão do Contrabaixo


Essa canção está na afinação padrão do contrabaixo que é EADG!.

 Essa canção está com a afinação em DGCF, diferente da afinação padrão do contrabaixo!


No compasso abaixo notamos a divisão em semicolcheia e o tempo padrão em 1 2 3 4, característico no rock and roll ". Para executar essa linha você vai ter que ter velocidade e agilidade, diferente de quando pegar uma música lenta!. Por isso tem que estudar muito porque não vai conseguir tocar outras músicas sabendo somente esse padrão!.



Note que na tablatura abaixo o estilo da música já é mais lento e você vai ter que cadenciar mais para toca-la dentro do ritmo, o objetivo desse artigo é para mostrar que não adianta pegar as tablaturas e pensar que já vai sair tocando sem saber de teoria musical. Treinamento com metronomo no início do aprendizado também é muito importante!


Na próxima tablatura note que há uma pausa e essa habilidade você consegue treinando ritmo e tempo! Note que em um dos exemplos citados acima, um compasso encontra-se no padrão 1234, pode ocorrer várias variações como por exemplo 1  3  4, aqui você da uma pausa no segundo tempo e toca o tempo 1 , 3 e 4!. Mais exemplos você encontra nessa página Veja mais sobre ritmo e tempo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post o que você achou! Sugestões são bem vindas para melhoria do Blog!